Advogada vestida de social falando ao telefone e olhando pela janela. À esquerda, um círculo rosa com os dizeres: PABX virtual: como funciona no escritório de advocacia?

PABX virtual: como funciona no escritório de advocacia?

Implementar a tecnologia de um PABX em nuvem pode melhorar o dia a dia dos profissionais do Direito. Neste texto, entenda como isso acontece!

As inovações tecnológicas estão presentes nas mais diversas áreas profissionais. Na advocacia e na área jurídica não seria diferente. Mas não estamos falando aqui dos processos digitalizados, de petições online ou de soluções como o Portal e-Saj, e sim de soluções complementares – como um PABX virtual –, que podem levar os escritórios a passarem por uma verdadeira transformação digital.

Quer entender um pouco mais sobre como transformar a rotina do escritório de advocacia, investindo em tecnologias relativamente simples, mas que trazem grandes benefícios para o cotidiano profissional? Nós vamos te contar neste texto!

Boa leitura!

O que é o PABX virtual?

A telefonia em nuvem funciona, de maneira geral, da mesma forma que um telefone fixo. No entanto, ela não se limita a funcionalidades de atender, transferir ou receber ligações. Um PABX em nuvem vai além.

Com ele, é possível:

1. Escalabilidade

Permite adequar rapidamente a telefonia às necessidades da empresa, sem as dificuldades de limitações físicas ou burocracias;

2. Mobilidade

É possível utilizar o ramal em dispositivos diferentes e de qualquer lugar;

3. Invadir

Um terceiro usuário entra em uma chamada em andamento, passando a participar dela;

4. Escutar

Um terceiro usuário pode ouvir uma chamada sem participar ou interferir diretamente;

5. Sussurrar

Permite que se interaja com apenas uma pessoa que está na chamada. Ideal para orientar um usuário durante a ligação;

6. Gravar

Gera uma gravação a partir do momento em que a função for acionada de forma personalizada;

7. Integração

O PABX virtual permite integração com outros softwares e plataformas, como Microsoft Teams, WhatsApp, CRMs, ERPs etc.

8. Videoconferência

Converse também por videochamada.

9. Dashboard

Permite visualizar, em tempo real, as chamadas e estatísticas de atendimento possibilitando que o gestor faça correções ou ajustes sem deixar que o atendimento seja afetado.

10. Relatórios

É possível gerar relatórios com a periodicidade que o gestor determinar para analisar o atendimento telefônico como um todo ou de cada um dos ramais.

PABX virtual na advocacia

Por todas as funcionalidades apresentadas anteriormente, você já deve imaginar que um PABX em nuvem seja a solução ideal para os escritórios de advocacia. Afinal, uma telefonia ultrapassada pode impactar negativamente no bom funcionamento da firma e no relacionamento entre advogados e clientes.

Um exemplo é o de que advogados precisam sair muito do escritório, seja para audiências, visitar clientes, buscar informações para os processos, assim, deixar um ramal parado em cima da mesa não é uma boa opção, afinal, ele vai tocar e ninguém vai atender. Agora, levar o ramal para onde for é o ideal para esses profissionais, já que poderão estar disponíveis quando e onde for necessário.

Além disso, é possível usar os recursos de escuta para orientar os clientes em conversas ou mesmo gravar ligações para não perder nenhum detalhe do que foi dito e, quem sabe, até mesmo gerar provas materiais para um caso.

Outra facilidade são os relatórios, assim, é possível acompanhar como cada ligação está sendo encaminhada internamente, se tem alguém tentando contato sem sucesso ou se há algum problema e corrigi-los em tempo real.

Mas se, ainda assim, existem dúvidas de que um PABX virtual é a solução para a sua firma de advocacia, dê um alô para um Callfacer que ele vai mostrar como modernizar a sua telefonia e gerar ainda mais confiança e conexão com seus clientes!